quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Uruguai - Punta del Este Parte 2 (Reveillon)

Dia 10 - 2a. Feira - Punta del Este

De volta a Punta del Este, dessa vez ficamos hospedados no edifício Las Palmas, em um apartamento muito bom alugado pelo Airbnb (link aqui). Embora o chuveiro fosse de cortina, o apartamento é extremamente bem montado e bem localizado, além da vantagem de se ter garagem...


Detalhe da Sala - Há um sofa cama e uma cama - Com Ar Condicionado

Quarto espaçoso com Ar Condicionado

Banheiro Simples mas bem funcional

Cozinha completa - há até máquina de lavar roupas


Em seguida fomos assistir ao pôr do sol na Casa Pueblo, porém um trânsito intenso, começou a chover e não teve pôr do sol....
Fomos então um pouco mais pra frente da Casa Pueblo, onde ficam vários carros estacionados pra ver o por do sol e encontramos uma escada descendo pro mar... Fomos lá e ao final havia uma gruta pequena e cheia de lixo, já na beira do mar... Bem nojento.

Com um dia bom, esse lugar parece bem bonito, mas há uma gruta bem cheia de lixo à direita

Em seguida fomos ao Las Grutas, que é uma praia onde há várias grutas no entorno... Inclusive uma das grutas parece ser um bar desativado... Era pra ser um lugar lindo se fosse bem conservado.... Mas enfim...

Passarela de Madeira que leva a Las Grutas

Prainha Cheia de Conchas

Piscina Entre as Pedras (não é convidativo, mas é bonita)




Detalhes do que parece ter sido um bar dentro de uma caverna, hoje quase tudo alagado
À noite fomos jantar no Il Mondo, pedimos uma pizza pra dois e uma salada... Estava muito bom. A conta ficou em torno de 1000 pesos uruguaios incluindo o refrigerante. 



Dia 11 - 3a. Feira - Punta del Este - Réveillon


Acordamos até que tarde no dia 31, afinal tinha a festa do Réveillon. Tomamos o café comprado no supermercado, não tão rico como dos hotéis, mas tranquilo rs.

Saímos a pé mesmo sentido Porto para tentarmos fazer o passeio da Ilha dos Leões Marinhos. Antes mostramos para o pessoal a dinâmica dos bichinhos que ficam no porto. Inclusive o "piruleta", que estava na água só pedindo peixes.

Seguimos adiante até o barco da Oceania, para ver se ia ter o passeio (estava chuviscando e o tempo estava fechado naquele momento). O moço da embarcação falou que sim, ia ter o passeio e mostrou que a cabine de vendas inclusive estava aberta.

Fomos lá, já pensando na logística de sacar dinheiro e perguntamos ao senhor da cabine sobre o passeio. Outro balde de água fria. Ele falou que a Capitania dos portos não permitiu a saída do barco. Novamente ele ofereceu o dia seguinte e nós, novamente, não poderíamos (era volta ao Brasil).

Bom, sobrou ficar lá esperando o "piruleta" subir no cais. Ficamos um tempão até que perguntamos aos pescadores se ele sobe mesmo todo dia. O senhor explicou que sim, porém como a maré estava baixa, só se ele estivesse com muita fome que se daria ao trabalho. Acho que deveríamos ter perguntado antes né? Rs.

Colegas do "Piruleta" - Foi o que deu pra ver nesse dia


Bom, nada de piruleta, de passeio. Nem o outro leão que tomava sol na pedra não estava por lá (talvez porque não tinha sol rs).

O jeito foi procurar um lugar para almoçar. Depois de alguma caminhada pela garoa que parava e fortalecia, optamos pelo Il Mondo de novo. Tudo estava lotado!

Demorou muito para sermos atendidos. Depois parte do pedido chegou, outra parte bem depois, e a salada nunca. Desistimos e saímos de lá. Nossos amigos ficaram terminando o almoço deles que tinha acabado de chegar (40 minutos depois de pedirmos) e fomos procurar outro lugar pra comer.

Tentamos o The Family, mas também estavam com reflexos da lotação. Tinha quase nada do cardápio. Acabamos indo ao mercadinho do lado do hotel Golden Resort, já que lembramos que lá vendia coisas de padaria. Pegamos um sanduíche e empenadas e voltamos ao apartamento. Foi baratinho (padrão uruguaio de baratinho) e estava bem bom rs.


Demos uma última passeada por Punta del este, agora aproveitando o solzinho que saiu... Fomos ao porto novamente, ver os leões/lobos marinhos, mas como à tarde não tem mais pescadores trabalhando, eles ficam lá nadando, mas sem chance de subir... Voltamos pra casa para dormir um pouco pra aguentar o réveillon....


No réveillon optamos por passar no Moby Dick, um pub bem rock n' roll na região do porto.
Reservamos previamente por e-mail (info@mobydick.com.uy), sendo necessário um sinal de 25 dólares por pessoa, pago via PayPal.

Fachada do Moby Dick

A festa custa 160 dólares por pessoa e inclui o jantar, com entrada, prato principal e sobremesa, 3 drinks (que pode ser qualquer coisa mesmo) uma garrafa de vinho pra duas pessoas e uma garrafa de espumante Chandon pra cada duas pessoas.... Enfim, é bastante bebida! A festa começa às 21h e vai até às 7h da manhã.


A comida estava excelente e fomos atendidos pela Sabrina, a garçonete mais simpática do mundo!
A festa foi excelente, a banda que tocou, que começou por volta das 1h da manhã também era muito boa.... Muito rocky n' roll internacional e uruguaio....



Detalhes dos Pratos e Sobremesa no Moby Dick - Tudo Perfeito!!!

Enfim, diferentemente de muitos lugares que fomos nessa viagem, foi um dinheiro bem gasto.... Festa maravilhosa!

Dicas importantes: à meia noite tem queima de fogos na orla, então acredito que ficar no andar superior seja melhor pra ver.... Ou então vc sai do pub, como a maioria das pessoas e vai ver.... Outra dica importante é que se você não fuma e o cheiro de cigarro te incomoda, talvez seja melhor pegar uma mesa dentro do pub, porque na área externa é permitido fumar e como tem toldos pra proteger do frio e da chuva e o pessoal fuma muito lá, fica muito forte o cheiro de cigarro e maconha (que também é legalizada lá).


Aliás, aqui vale uma explicação sobre a maconha no país: embora seja legalizada, é permitida apenas para uruguaios, que se cadastram no governo e possuem uma cota mensal de 40g por pessoa e que pode ser adquirida em algumas farmácias do país, plantação de 3 pés em casa e clubes privados de consumo, sendo que cada pessoa cadastrada precisa escolher entre uma das 3 formas de consumo. Outras coisas importantes: embora seja legalizada, não se pode dirigir sob o efeito da maconha nem de álcool. Uma pessoa que vá trabalhar com sinais claros de consumo de maconha, pode ser demitida de uma forma tipo a nossa "justa causa". Enfim, é legalizado porém controlado.
Infelizmente não pudemos ficar até às 7h da manhã porque precisávamos viajar pra Montevideo no dia seguinte às 11h... Mas deu pra curtir bastante!!!! Como nosso Airbnb ficava perto do pub, fomos e voltamos à pé.... Super seguro e foi a melhor escolha, pois o trânsito fica meio caótico na virada....




Dia 12 - 4a. Feira - Retorno Brasil


Acordamos relativamente bem, rs, já que nosso réveillon não foi até às 7 da manhã, como dizia o email do Moby Dick. As malas de todos já estavam quase prontas, então foi só questão de tomar café, devolver a chave ao Fabián (que estava lá trabalhando normalmente e muito cordial como sempre) e seguirmos rumo à Localiza.

O GPS indicava as mesmas 1h38m de sempre, então nem trânsito parecia que íamos pegar (ainda bem porque não pesquisamos nada sobre isso e a devolução do carro era até 14hs).

Saindo de Punta pela orla era possível ver os resquícios das festas de Réveillon. Tinha até um sujeito em um ponto de ônibus fazendo sinal para os carros pararem e mostrando a pulseira da festa que ele deve ter ido... Logo em seguida capotando na calçada, levantando em seguida e continuando a saga...

O resto do percurso foi bem tranquilo, só parando em alguns semáforos pelo caminho. Chegamos bem cedo na Localiza, por volta de 12h30m. 

A devolução foi tranquila, sem maiores problemas. A mesma atendente de sempre nos atendeu, novamente com muita simpatia. Entrega feita, pegamos o transfer ao aeroporto. O engraçado foi que o motorista veio tranquilo conosco no carro, mas assim que nos deixou saiu acelerando mil e cantando pneus. Eita correria....

Já no aeroporto, nossos amigos entraram no embarque, já que o vôo deles era mais cedo e nós ficamos do lado de fora esperando começar nosso check in, por volta de 3 da tarde. 

Conhecemos todas as lojinhas do aeroporto, atualizamos nossos textos desse blog e matamos tempo com a internet free do aeroporto!!!

Tivemos alguns probleminhas, como o avião com defeito no ar condicionado, que fez todos saírem e aguardarem no saguão "pra ver se ia ter voo mesmo". Depois, quase uma hora no Brasil para abrirem as portas do avião e, fechando com chave de ouro, quase 1 hora no estacionamento pra acharem nosso carro e manobrarem pra que ele ficasse livre.... Mas no fim, deu tudo certo kkkk



Roteiro Completo:

 - Parte 1: Planejamento e Punta del Este

 - Parte 2: Montevidéu

 - Parte 3: Carmelo e Colonia del Sacramento

 - Parte 4: Punta del Este (Réveillon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário