domingo, 26 de janeiro de 2014

Minas Gerais - São Thomé das Letras (revisitando)

Já fomos uma vez pra São Thomé há alguns anos atrás, na época ainda estava começando a ideia do blog e nossas postagens eram muito simples ainda, então nem lembrávamos direito de lá. Para ver o relato da viagem de 2011 clique aqui: http://umamordeviagem.blogspot.com.br/2011/11/mg-sao-thome-das-letras.html
Tudo o que é bom vale a pena repetir não é mesmo?
Por este motivo voltamos à mistica São Thomé, dessa vez com um casal de amigos e compadres nossos.
São Thomé é muito diferente.... A cidade é toda de pedra, as construções, as ruas, o artesanato, etc.... O local é bem místico, com muitas lojinhas de souvenirs, onde pode se comprar coisas bem diferentes das encontradas por aí... A Cidade inteira toca rock, em todos os bares e lugares..... Pessoal tranquilo e gente boa... Comida boa, enfim, nota 10!
Em todos os lugares que fomos, não paga pra entrar e não é necessário guia, mas caso queira, na praça central da cidade há alguns guias, com jipes, que fazem alguns roteiros pré-definidos (acredito que 5 roteiros)
Fomos para São Thomé de carro e a estrada entre Três Corações e São Thomé das Letras está um pouco esburacada (na última metade do trecho).
Ficamos hospedados na pousada Souza Reis. Contato: http://www.hospedagemsouzareis.com/. O custo-benefício da pousada é excelente. O quarto é bom, com TV 14", frigobar, chuveiro com pressurizador e box blindex. Alguns quarto possuem sacada (os quartos final 9 e 0 possuem um belo visual). Para todos os quartos é necessário subir escadas (sem acessibilidade), no nosso caso, ficamos no terceiro andar, bem cansativo. Não possui ar-condicionado, o que não fez nenhuma falta mesmo em pleno janeiro, já que a noite fazia bastante frio (PS: sempre levar roupa de frio quando for lá, independente da época). O café da manhã é bem gostoso, sem muito luxo, mas bom: pão, presunto, queijo, suco, café, leite, umas 3 frutas e pão de queijo.
Um inconveniente é que eles exigem o restante do valor total das diárias no check-in (50% havia sido depositado previamente para reserva). Geralmente sempre pagamos o restante na saída, achamos estranho, mas tudo bem. Este valor pode ser pago em cartão.

Suíte na Pousada Souza Reis

Banheiro da Suíte

"Armário" do quarto e frigobar


Chegamos à noite em São Thomé... Já era bem tarde quando fomos para a Pizzaria O Alquimista, na praça principal da cidade. Me recordo que na viagem anterior havíamos comido uma pizzaria maravilhosa lá, o que não se repetiu. A pizza estava boa, mas nada demais.

Praça central da cidade


Pizzaria O Alquimista (foto tirada no dia seguinte)


Após a pizza, fomos para o Alcazar Rock Bar, um lugar bem diferente, em forma de castelo e todo de pedras. O lugar é muuuuiiiito legal e a iluminação, os videos, bem diferentes. A música boa. Estava um pouco vazio, acredito que por ser sexta e já ser quase 1h da manhã. No sábado teria música ao vivo.

Alcazar Rock Bar (foto tirada no dia seguinte)


Sábado pela manhã, acordamos tarde e fomos sair já era quase 11h da manhã. Fomos então para a Gruta do Sobradinho. Usamos o Open Maps, juntamente com o app Orux Maps no celular com GPS. O caminho estava certinho no Open Maps, sem maiores problemas.
A primeira parada foi na Cachoeira da Lua, que fica no caminho pra Sobradinho. A cachoeira possui uma pequena queda, um poço bem gostoso pra nadar e uma corda em que o pessoal fica pulando e se diverte!!! A água é bem gelada, pois não bate muito sol no poço, mas é muito divertido.
Pra chegar na cachoeira não se faz trilha, estaciona-se o carro na estrada, onde possui um bar chamado Bar da Lua, onde possui banheiro e alguns souvenirs, além de cerveja. De lá anda-se só um pouquinho e já está na cachoeira.

Cachoeira da Lua

Após nos divertirmos bastante na cachoeira, partimos para a Gruta do Sobradinho. Do estacionamento anda-se mais para chegar até a gruta (uns 200m), atravessa-se a gruta e sai de outro lado, onde anda-se quase o mesmo tanto pra voltar. Lá também possui restaurante, com banheiro e lojinha de souvenirs.
Fizemos um picnic e partimos para a gruta. A gruta estava muito, muito lotada! Fazia fila pra atravessá-la. Isso foi um pouco ruim, pois prejudicou as fotos e algumas pessoas ficavam gritando dentro da gruta e espantando os morcegos.
Para ir na gruta o calçado ideal é papete, já que em vários trechos atravessamos um lago até a altura do joelho.
Na saída da gruta, atravessamos um ponte sobre o riozinho e saímos na Cachoeira do Sobradinho (queda pequena). Também estava muito lotada e nem deu pra curtir um bom banho.

OBS: não colocamos nenhuma foto da gruta pois não dava pra tirar foto só da gruta, de tanta gente que tinha lá!

Na volta, paramos em um restaurante na estrada, o Raio Dourado, Endereço: Estrada do Sobradinho, Km 6 - Canta Galo, Telefone: (35) 9966-8902. O prato do dia custava 20 reais, com uma salada bem gostosa, com um molhinho de pepino delicioso! Podia escolher a carne e tinha uma polenta deliciosa! No lugar tinha um ninho de beija-flor, com os filhotinhos..... Que coisa mais linda!

Filhotinho de beija-flor no ninho (Restaurante Raio Dourado)

Saímos do restaurante já eram 16:30h e partimos para a Cachoeira da Eubiose, que fica bem perto da cidade (rota em GPS ao final do post). A cachoeira também estava bem lotada, aliás, a cidade inteira estava lotada. Ela é bem bonita, com uma queda maior que a da Lua e a do Sobradinho, mas não muito grande. O poço não é bom pra banho, pois é raso. É ideal para crianças.
Do estacionamento da estrada, onde também possui um bar, até a cachoeira, tem uma trilha de 400m. Em uma bifurcação na trilha (a única), vira-se à direita.
Curtimos um pouco a cachoeira e então fomos para a Pirâmide, lugar bem conhecido na cidade onde o pessoal vai assistir o pôr do sol. O caminho para a Pirâmide também consta no Open Maps, certinho, sem erro.

A Pirâmide então, estava muito lotada... Havia gente pra todo lado..... Tinha um pessoal com um som, rock n' roll, bem legal.... Foi um momento muito mágico.... Aquela música, o pôr do sol maravilhoso, deslumbrante..... Tudo lindo! Quando o sol terminou de se pôr o pessoal começou a bater palmas..... Surreal!

Visual - visto da pirâmide

O sol quase lá....

Lindíssimo pôr do sol

Espetáculo de cores no céu após o pôr do sol na pirâmide


Quando o sol se pôs já era quase 20h e então paramos no Thomé Café, na praça central da cidade para fazermos um lanche. Muito gostoso, mas eles também pediam pra pagar antecipado. rs.

Thomé Café (foto tirada no dia seguinte)


À noite fomos no Empório (conhecido pelos locais como Azeitona), também na praça central.... Estava muito bom!!! Tinha música ao vivo, praticamente só Raul Seixas, muito gostoso! As porções do bar eram gostosas e chegavam bem rápidas.

Empório ou Azeitona (foto tirada no dia seguinte)

No dia seguinte, era dia de ir embora.... Negociamos na pousada um late check-out até as 14h, que eles concordaram sem problemas.
Já quase 11h, partimos então para a Cachoeira Antares (trilha e caminho em GPS no final do post). Ela é muito bonita! Bem alta, um poço não muito bom pra nadar, mas com uma parte funda. Do estacionamento do carro, onde também possui um barzinho (este mais simples, não sei se tem banheiro) até a cachoeira faz-se uma trilha de 200m.

Cachoeira Antares


Ficamos lá um tempo, apreciando o lugar e então partimos para a Cachoeira Véu da Noiva. Nesta cachoeira tem-se duas trilhas, à direita do bar vai para a Cachoeira Véu da Noiva e à esquerda do bar (de frente para o bar) vai para a Cachoeira Paraíso. A trilha até a cachoeira é uma descida bem íngrime (trilha e caminho em GPS no final do post). Esta também estava muito lotada..... Gente pra todo lado.... Ela é bem bonita, alta também. Apenas vimos a cachoeira, tiramos algumas fotos e voltamos para a pousada.

Cachoeira Véu da Noiva


Após o check-out, almoçamos no restaurante O Alquimista, próximo à praça central (não é a pizzaria) e comemos um PF muito gostoso! O PF vinha em uma tigela rústica, muito legal!

Nossos "pratinhos" no restaurante O Alquimista


Após o almoçamos pegamos estrada de volta pra casa..... Que fim de semana gostoso! Quem tiver oportunidade vale a pena visitar São Thomé!

Rota em GPS para as Cachoeiras: Eubiose, Flávio, Véu da Noiva/Paraíso e Antares:
Trilha: Google Drive (arquivo gpx) / Wikiloc (precisa cadastro no site para baixar a trilha)

Fim de mais uma aventura pessoal!


Um comentário:

  1. https://www.facebook.com/cyroeelida/ opção de hospedagem bem em conta com um astral incrivel

    ResponderExcluir