É aconselhável visitar os parques no período da manhã, pois à tarde é mais provável de se ocorrer o fenômeno da viração, quando o ar quente que vem do litoral se condensa ao encontrar os paredões frios, formando uma cerração que sobe por dentro dos canyons fazendo com que a visibilidade seja difícil e em consequência, a caminhada na trilha.
Ao chegar em Cambará do Sul, na avenida principal, encontra-se a casa do turista, situada na Av. Getúlio Vargas, 1.720. O horário de funcionamento é das 8h ás 18h. Lá eles entregam um folder de cada um dos parques e explicam sobre como chegar em cada um. Também dão informações sobre as trilhas.
Em ambos os parques não há infraestrutura de alimentação, portanto é aconselhável levar água e lanches para as trilhas. Na Av Getúlio Vargas (principal de Cambará), há duas padarias onde é possível se comprar alguns lanches.
Para ir para o parque Aparatos da Serra, são 17Km da rua principal de Cambará, sendo 2Km de asfalto e 15Km de estrada terra.
Para ir para o Parque da Serra Geral, são 23Km da rua principal de Cambará, sendo 10Km de asfalto e 13Km de terra.
No parque Aparatos da Serra, há uma sede construída, onde há banheiros, bebedouros e uma maquete do parque. Já no parque da Serra Geral, não há nenhuma estrutura, apenas uma cancela onde um funcionário do ICMBio anota a placa dos carros que entram.
Não ficamos hospedados em Cambará do Sul, pois fomos para lá juntamente quando fomos para Gramado e Canela e ficamos hospedados em Canela. Vide post Rio Grande do Sul - Gramado e Canela: http://umamordeviagem.blogspot.com.br/2012/06/rio-grande-do-sul-gramado-e-canela.html
Um dia é suficiente para visitar os dois parques caso você não venha a fazer a trilha do Rio do Boi, que é feita por dentro do rio (parte inferior dos canyons), pois esta trilha dura 7h de passeio.
Parque Nacional Aparatos da Serra
Vista do primeiro mirante da trilha do vértice |
É possível a realização de 3 trilhas neste parque: a trilha do vértice, a trilha do cotovelo e a trilha do rio do boi.
A trilha do vértice, é uma trilha que dá acesso a duas cachoeiras, a cachoeira do véu da noiva e a cachoeira das andorinhas. É uma trilha fácil e de rápida realização, aproximadamente 40min ida e volta. A visão do Canyon é de aproximadamente 30%, mas é boa para ver as cachoeiras e por ser fácil.
Mirante da trilha do vértice |
A trilha do cotovelo leva a uma visibilidade de 70% do cânion, é uma trilha de fácil realização, porém com duração de aproximadamente 2h ida e volta.
Para realizar estas duas trilhas, não é necessário guia, são trilhas autoguiadas e de fácil realização.
Trilha do Rio do Boi: esta trilha é longa e difícil, pois é realizada por dentro dos canyons. Para realizá-la, é necessário o acompanhamento de um guia do ibama e dura aproximadamente 7h. Para realizar esta trilha, vai até a cidade de Praia Grande - SC, na entrada do canyon, de carro e de lá a pé. Segue o site do parque para maiores informações sobre esta trilha: http://www.bemtevibrasil.com.br/aparados_3.htm. Neste site é indicado algumas agências de turismo que podem levá-lo para fazer esta trilha. Se quiser fazer esta trilha, vá no verão, pois a trilha é o tempo todo por dentro do rio, com a água até o joelho.
Parque Nacional da Serra Geral:
Canyon Fortaleza - Vista inicial antes da trilha de 2Km |
Canyon Fortaleza - Vista inicial antes da trilha de 2Km |
A entrada neste parque é gratuita.
Canyon Fortaleza - Vista após a trilha de 2Km (a trilha é a estrada à esquerda na foto) |
No parque é possível avistar algumas animais. Nós avistamos uma linda raposinha na volta.
No meio do caminho de carro (já após ter passado pela cancela), há uma trilha que leva até a pedra do sossego (1,5Km de trilha).
Se puder, visite Cambará do Sul, é maravilhoso a visão destes canyons.
Canyon Fortaleza - Vista após a trilha de 2Km |
![]() |
Canyon Fortaleza - Raposa avistada na volta da trilha |
Canion Fortaleza - Cachoeira avistada durante a trilha |
Nenhum comentário:
Postar um comentário