domingo, 24 de março de 2019

São Paulo - Ubatuba

UBATUBA

Neste FDS decidimos voltar a Ubatuba e matar as pendências que haviam ficado.... Kkkkk
Ficamos hospedados na Vila Praiana (link aqui).

Procuramos algum lugar próximo do início da trilha das 7 praias pois era um dos objetivos fazê-la e assim reduziríamos os gastos com transporte.

Ficamos no apto térreo, que é uma kitnet, sem frescura, mas muito bem planejada.

Na chegada paramos no supermercado Shibata em Caraguatatuba e compramos coisas para a janta, lanches para a trilha e coisas para o café da manhã. Lá vende pizza pronta já assada, que aliás é um ótimo custo benefício. Embora pequena, nós dois comemos e ainda sobrou. Estávamos tão cansados que dessa vez nem lembramos de tirar nossas fotos da acomodação. A kitnet tem uma pequena sala com TV (que nem ligamos), um quarto com espaço tranquilo para duas pessoas. Tem também uma cozinha bem equipada com fogão, microondas, geladeira, utensílios para cozinhar e um jogo de pratos, talheres e copos para até 4 pessoas. O banheiro é pequeno mas sem apertos, com um chuveiro elétrico tranquilo para o banho. O proprietário Shaun é muito gente boa e está disposto a ajudar no que você precisar.

De forma geral o apartamento é bem limpo, todo em cimento queimado e muito tranquilo para passar até semanas se for preciso. Tem até um tanque do lado de fora e um varal de chão!

Dormimos um pouco desanimados pois estava uma chuva fina, com cara de que não iria parar... Nem colocamos despertador...

Dia 1 - Trilha das Sete Praias

No dia seguinte, acordamos com um super sol e o céu azulzinho!!!
Nos aprontamos e fomos para a entrada do condomínio ver se conseguíamos um uber, porém sem sucesso... Nenhum carro na área. Nos informamos a respeito do ônibus, porém teria que pegar 2 ônibus, sendo que o da Lagoinha pro centro é de 30 em 30min, já o do centro pra Fortaleza são poucos horários, disseram que uns 4 por dia.
Na recepção do condomínio nos deram o telefone de um taxista próximo dali, no Perequê-Mirim, que disse que chegava em 15 minutes e realmente chegou em 15 minutos rs. Um cara muito simpático por sinal. A corrida até a entrada da trilha saiu R$76,00.

Bem no canto direito da praia tem um aquário natural, que quando a maré está baixa a água fica represada com alguns peixinhos. Como o mar estava agitado, a água estava bem suja, então nem paramos na piscina natural.

Vista da Praia - À extrema esquerda ficam a piscina natural e o início da trilha

A entrada da trilha fica alí próxima e é facilmente identificada por uma corda em uma pedra, que ajuda a subir, fica logo onde acaba o Hotel Refúgio do Corsário.

Placa sempre importante para não deixar lixo!

Além da subida pela corda tem como entrar na trilha mais à frente (mas quando estávamos na praia não conseguimos ver a trilha adentro)

Córregozinho que passa pela trilha

Vista do começo da Trilha das 7 Praias

A primeira parada é nas pedras, na ponta da praia da Fortaleza mesmo. A vista é linda... Tem algumas pedras em que é possível subir e ter uma visão ainda mais privilegiada!
Ficamos ali um tempinho e de repente avistamos duas tartarugas no mar!!!! Ahh, que alegria começar a trilha assim!!!

Vista magnífica logo na chegada às pedras da fortaleza

Visual mais na ponta das pedras

Seguimos para a próxima praia, que seria a praia do Cedro. Pra essa praia demora bastante, até achamos que tínhamos perdido a entrada... Daí encontramos uma placa de um quiosque que dizia que ainda faltava 1km e que havia serviço de barco para o retorno.

Vista estonteante entre as praias da Fortaleza e Cedro

Gastamos quase 2h entre a Fortaleza e o Cedro. A praia é meio agitada para banho. Tem umas cordas pra balançar próximo a umas pedras, é bonito o lugar. Tem tbm uma bica de água doce, que ajuda a refrescar e a limpar a areia. O quiosque da placa da trilha estava fechado. Durante todo o trajeto fomos quase juntos com um grupo com guia. Mesmo tentando ir na frente pra não parecer que estávamos seguindo-os, eles nos ultrapassavam... Hehehe.
Fizemos um lanche e seguimos para a próxima praia, que seria a Deserta. Ela fica bem ao lado da praia do Cedro, separadas apenas por um braço de rocha. Essa praia é linda demais... Tinha um pessoal acampando lá, pescando sua própria comida, imagina que paz!

Praia Deserta - muito linda
Vista da Praia Deserta a partir da trilha para o Bonete

Seguimos para a próxima praia, a praia Grande do Bonete. Foi uns 30min de uma praia à outra.

Trechos da trilha mostrando as paisagens que a cercam

Essa já tem uma faixa de areia mais extensa... Não é tão bonita quanto a Deserta e a do Cedro, mas ainda sim muito bonita.

Praia Grande do Bonete

A próxima praia, a do Bonete, fica a uns 15min de trilha e essa já é bem mais movimentada. Cheia de gente e barcos.

Praia do Bonete

Depois, a trilha já muda um pouco, o trajeto é todo feito por uma calçada com várias casas ao longo do caminho e as duas outras praias, a do Peres e a do Oeste não são muito atraentes. Elas são mais tranquilas em termos de ondas, mas não dá muita vontade de entrar...

Por fim, chegamos à Lagoinha, essa bem movimentada. Tem um rio que precisa ser atravessado para se chegar na praia, ou então se saí por uma estrada de asfalto que deixa na rodovia. Optamos por atravessar o rio, com água até o pescoço e mochilas na cabeça.
Estávamos tão cansados, pois fomos muito despreparados para essa trilha. Chupamos um picolé e seguimos para nossa kitnet.

Finalmente a Praia da Lagoinha

Dicas sobre a trilha: a mata é bem fechada em vários lugares, sendo bem mais agradável ir de calça e bota de trekking. Levamos snorkel desnecessariamente, não dá pra fazer apneia em nenhuma praia. Leve lanche para a trilha, foi passeio de dia inteiro, de 9h às 17h.

Estávamos tão cansados, que nem saímos para jantar. Comemos o que havia sobrado da pizza do Shibata e bolo que tínhamos comprado para o café e capotamos. Hehehe.

Dia 2 - Passeio de Barco: Ilha Anchieta / Praia das Sete Fontes

No dia seguinte, arrumamos a mala, devolvemos a chave e fomos para o píer de Itaguá procurar um passeio de barco para a ilha de Anchieta, que era outro lugar em nossas pendências de Ubatuba... Hehehe.
Lá nos disseram que os passeios para a ilha de Anchieta saíam da Enseada às 11:30h.
Voltamos então sentido enseada, e paramos na praia grande, que aliás é o melhor local para procurar passeios de barco, independente de onde queira ir. Fechamos o passeio para a ilha de Anchieta, com parada na praia das 7 fontes, por R$75,00 por pessoa com a Mar azul turismo. A agência é bem organizada, nos passaram pelo WhatsApp o link do lugar onde sairia o barco, que realmente sai da enseada.

No trajeto até o local de saída do barco, fizemos uma parada no mirante entre a praia das Toninhas e a praia da Enseada. Por incrível que pareça vimos mais uma tartaruga! :)

Na rua de frente de onde sai o barco há um estacionamento, que cobra R$20,00 e permite usar a ducha depois. Como a zona azul é R$12,00, vale a pena.

A escuna saiu pontualmente às 11:30h e a primeira parada foi na praia das 7 fontes, onde o pessoal pára para almoçar. Ficamos 2h lá. Há dois quiosques que servem comida lá, mas como havíamos levado lanche, preferimos ficar fazendo snorkel e conhecendo a praia. A praia é bem bonita, mas como o mar estava meio agitado, não deu pra ver muitos peixes.

Com o mar virado mal se podia ver os sargentinhos

Parede de Ouriços do Mar

Praia das 7 Fontes

Há vários riozinhos que desaguam no mar, imaginamos que por isso o nome de 7 fontes. Na extremidade direita, olhando para o mar, há uma casa completamente abandonada... Com o mato tomando conta. Parecia ser uma mansão o lugar... Muito sinistro tudo abandonado.
Em seguida, fomos para a ilha da Anchieta. Como a parada é de apenas 2h, não dá para fazer as trilhas para as praias que seriam as mais bonitas, no caso praia do sul e saco grande, que havíamos gostado anteriormente em nossas leituras.

Na chegada da ilha, que na verdade é um parque estadual, um biólogo nos recepciona, dá as informações sobre a ilha e uma taxa de R$13,00 por pessoa é cobrada.
Letreiro original da fachada do presídio

Hoje um Parque Estadual

Paramos então nas ruínas do presídio, que foi desativado depois de uma rebelião em massa, que culminou na morte de muitas pessoas. O lugar é muito intrigante. Visitar o local, com o descritivo da cozinha, lavanderia, solitária, etc e ficar imaginando como era na época é bem curioso.

Ruínas das celas e prédios de apoio

Fachada do confinamento solitário

Celas solitárias

Banheiro da prisão
Ainda se pode ver como eram os prédios de apoio como a cozinha, que ainda possui os azulejos nas paredes

Cozinha do presídio

Lavanderia do presídio
No prédio administrativo (único restaurado, mantido e utilizado), há um mini museu na frente, com informações cronológicas do lugar.

Mural com o jornal de época relatando a rebelião

Projeto original do presídio, que obviamente era para alojar muito menos presos que quando houve a rebelião

Mapa 3D da Ilha de Anchieta

Saindo do museu, seguimos para a piscina natural, que também não dava para ver muitos peixinhos porque o mar estava agitado.

Mapa com as atrações da ilha

Prainha com a piscina natural nas pedras à direita
 Na volta paramos no mirante, que dá uma bela vista da praia.
Vista do mirante que fica no caminho para a piscina natural

Passamos ainda por algumas construções legais, como a capelinha da ilha e também um ponto todo gramado onde é possível aos visitantes fazer churrasco. Tem banheiro, pia para lavar louças e muito espaço.

Capela do Senhor Bom Jesus da Ilha de Anchieta

Quiosques com churrasqueiras - paga-se um adicional para poder utilizar
Por fim, apreciamos a vista enquanto esperávamos nossa hora de embarcar para voltar ao continente.

Praia na Ilha de Anchieta - vista do Pier

Chegamos na praia da enseada às 17:30h e já seguimos viagem de volta. Um excelente final de semana, de muito sol e belezas naturais!