quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mato Grosso - Nobres

Como adoramos a Chapada dos Veadeiros, nossa meta era conhecer as duas que faltavam, Guimarães e Diamantina. Sabemos que a Diamantina precisa de um tempo maior para explorá-la, então no feriado de Corpus Christi decidimos ir para a Chapada dos Guimarães.
Compramos então a passagem para o aeroporto de Cuiabá, o mais próximo das duas atrações. Na verdade o aeroporto (Marechal Rondon) não fica em Cuiabá, fica em uma cidade vizinha chamada Várzea Grande, distante de Cuiabá uns 20 min (embora no site das empresas aéreas esteja como Cuiabá).
Como sempre fazemos quando planejamos uma viagem, começamos a consultar diversos relatos na internet em blogs de pessoas que amam viajar e passar o aprendizado para os outros, assim como nós. Em vários relatos, vimos que as pessoas iam para uma cidade chamada Nobres no mesmo passeio da Chapada dos Guimarães. Aparentemente Nobres seria semelhante à Bonito, no Mato Grosso do Sul, onde você pode fazer flutuação em águas cristalinas. Vimos diversas fotos e chegamos à conclusão que realmente valia a pena visitar Nobres. Então, de 4 dias decidimos passar 2 em Nobres e 2 na Chapada Guimarães.
Saímos do aeroporto de Guarulhos. Deixamos o nosso carro estacionado num estacionamento da Rede Park, próximo ao aeroporto com serviço de translado aeroporto-estacionamento. Eles foram ótimos, a van vem buscar no aeroporto rapidinho, quando voltamos o carro tinha acabado a bateria e eles fizeram uma carga nela, eles são muito bons, indicamos. O preço por diária em vaga descoberta é 18 reais e em vaga coberta 24 reias, muito mais barato que o estacionamento do próprio aeroporto. Ah, e ainda tem uma vantagem: vc tranca o carro e leva a chave. Contato: http://www.redepark.com.br/estacionamento-cumbica/. Endereço: Rua Pedro de Toledo, 651 - Guarulhos - SP. Tels.: 11 2088.2432 / 11 2888.6444 / 11 7782.2987.
Lá em Nobres e na Chapada é necessário ter carro, pois os translados do hotel até a atração é por conta do Cliente. Alugamos então um carro na empresa Express, que ao lado já tinha um hotel de mesmo nome, ditante uns 5 min do aeroporto. A pernoite no hotel, com ar-condicionado e café da manhã excelente ficava em 150,00 o casal. Já o carro, saía 71 reias por dia, já incluso o seguro e, caso entregue sujo, a taxa de lavagem é de R$ 15,00. Contatos: http://www.hotelexpressmt.com.br/index.php e http://www.expresslocar.com.br/
Chegamos no aeroporto já de madrugada e então ligamos para a locadora para que nos pegassem como foi solicitado. No telefone eles falaram que havia 4 viagens na nossa frente. Como queríamos dormir logo, pois já era madrugada e no dia seguinte iríamos pegar estrada às 6h da manhã, ligamos para o hotel, que também possuía serviço de translado. O carro do hotel chegou rapidinho para nos buscar. Fomos então na locadora, que era ao lado do hotel para retirar o carro. Acreditem ou não, demorou 1h este processo..... NÃO ALUGUEM CARRO COM ELES, ELES SÃO PÉSSIMOS. Enviamos dias antes uma planilha com nosso cadastro para, segundo eles, agilizar o processo. Mas eles simplesmente desencanaram da planilha e fizeram nosso cadastro (e de todos os outros clientes) na hora. E somente uma pessoa estava no atendimento.
O hotel foi muito bom, o pessoal eficiente e o quarto era muito limpinho.... Excelente. Recomendamos.

Quarto do Hotel Express

Frigobar no quarto do hotel
Em Nobres, fechamos com antecedência os passeios e a hospedagem na Pousada Bom Jardim. Eles possuem alguns pacotes pré-definidos, de 2, 3 ou 4 dias. Solicitamos um pacote diferente. Dois dias, uma pernoite e 4 passeios: Cachoeira Serra Azul, Flutuação no rio triste, Reino Encantado e Aquário Encantado + Rio Salobra. O pacote saiu 770 reias o casal, incluindo 2 almoços e 1 jantar, além dos equipamentos para as flutuações. Contato: http://www.pousadabomjardim.com/. O quarto é muito cheiroso, limpinho e bonito.

Nosso quarto na pousada Bom Jardim




Banheiro do nosso quarto

Em todos os passeios eles te equipam com colete salva-vidas, papete, máscara e snorkel. Nós já fomos com a nossa própria papete e também com nossas máscaras e snorkel. Então pegávamos apenas o colete nas atrações.
Na internet lemos em vários lugares que não era bom ir para Bom Jardim (que é um distrito de Nobres, onde ficam a maioria das atrações) à noite pois a estrada era muito ruim (por isso fomos no dia seguinte). Talvez ela tenha sido consertada, mas se seguir o caminho indicado pelo Sr. Isaías da pousada Bom Jardim, é super tranquilo.... Tem alguns buracos, mas nada que não dê pra ir à noite.
Explicação de como chegar do Sr. Isaías:
DE CUIABÁ:  saída para o trevo da Chapada dos Guimarães , siga sentido a  Usina do Manso lá no trevo tem uma placa indicando para vila bom jardim / Distrito Bom Jardim – Nobres MT 351: são 150 km, de Cuiabá até a pousada, passando a ponte da usina do manso siga sempre as placas sentido vila bom jardim. Os telefones celulares só dão sinal  até a ponte da usina de manso, depois só funciona telefones da VIVO .
O GPS indica outro caminho. No nosso caso nós salvamos uma rota no GPS marcando um ponto de passagem para ele fazer este caminho (fizemos isso com antecedência, ainda em São Paulo).
Do Hotel Express até a Vila Bom Jardim, gastamos 2h, correndo bastante. Se tiver com horário de passeio marcado, se programe pra sair com 2:30h de antecedência do horário marcado.

Aquário Encantado e Rio Salobra:
Chegando em Nobres, o Sr, Isaías, dono da pousada, já liberou o quarto para nós, então já trocamos de roupa e fomos para o primeiro passeio: Aquário Encantado e Rio Salobra. A entrada da atração fica a 12km da pousada, com boa parte do trecho de terra. Fomos sozinhos para essa atração, o guia era do próprio local. Mas o caminho é super tranquilo e o Sr. Isaías fez um mapa pra gente. Em 15min chegamos lá. O passeio, que estava marcado para começar às 9h começou às 9:40 quase, pois até todo o grupo se equipar, demorou. Além disso, um trator que nos levaria até a entrada da atração não engatava a primeira marcha por nada desse mundo! Demorou uns 15min para ele funcionar. Trator funcionando (graças a um dos turistas que era acostumado com tratores), fomos até um estacionamento perto da atração e depois fizemos uma trilha de 700m. Bem tranquila e com trechos em madeira.

Área de descanso no Aquário

Banheiros - Atenção à placa dizendo que não pode usar protetor solar e repelente (faz mal aos peixes)

Trator que leva o pessoal - que custou a funcionar

OBS: neste local eles têm câmera à prova d'água para alugar, mas não sabemos o valor pois não alugamos. Eles pedem para você usar seu próprio cartão de memória, que, pelo que notamos, é padrão SD.
Chegando no aquário, entendemos o motivo de seu nome.... simplesmente encantador! O lugar é lindo, uma obra de Deus... Um poço com água azul turquesa cristalina, umas grutas no fundo, uma infinidade de peixes...... Simplesmente indescritível. Esse lugar são 3 nascentes, cuja água cristalina forma um poço. O lugar é pequeno, mas bem fundo. Não tem correnteza, então pra quem nunca fez flutuação com snorkel, é uma ótima opção começar por este passeio, pois assim tem tempo para se adaptar com o equipamento em um lugar tranquilo, onde você apenas fica boiando.

Peixes no aquário - repara o azul da água

Fundo do aquário

Olha o Fê aí pertinho dos peixes

Lindo demais né?

Ficamos quase uns 40min nesse aquário e depois já partimos para a flutuação no rio Salobra. No rio Salobra já tem correnteza e descemos uns 600m no rio. É inacreditável imaginar que existe um rio com uma água daquela cor.... É transparente, cheio de peixes, maravilhoso!

Rio Salobra

Piraputangas, muito comum na região

Chegamos de volta à pousada exatamente ao meio-dia. Pegamos o nosso voucher do almoço e fomos então para o restaurante Buritis, bem próximo da pousada. Funciona assim: O almoço e o jantar a pousada Bom Jardim faz um voucher pra vc ir em alguns restaurantes parceiros, já o café da manhã é servido na própria pousada. No restaurante Buritis, é self-service, 20 reias por pessoa. Uma comida bem saborosa. Adoramos o peixe frito, uma delícia! A bebida é paga à parte, o voucher dá direito apenas à refeição.

Nosso "pratinho" no buritis - o peixinho frito e a costelinha (essa parecia torresmo)  estavam divinos

Restaurante Buritis

Não ficamos aí, mas fica a dica pra quem quiser. Ao lado do restaurante.

Voltando à pousada, o próximo passeio estava marcado para 13:30h. Começou então a chuviscar. Quando chegamos na recepção, aí que foram chamar o guia (chamar a pé na casa dele). E nessa história de procurar o guia, fomos sair da agência 14:30h. Essa parte eles ainda precisam melhorar... Tudo é muito imprivisado. Quando o cliente chega na recepção (a pousada é no fundo da agência de turismo) aí que eles vão ver qual passeio o cliente vai fazer, fazer o voucher e correr atrás do guia. Se isso fosse feito com antecedência, daria para fazer mais passeios em um mesmo dia. Mas estávamos passeando, então precisamos deixar um pouco de lado o "espírito paulista", que quer fazer tudo correndo.... Precisamos aprender a ser mais tranquilo, igual ao pessoal de lá. Talvez assim a gente viva muito e feliz igual à eles. rs. (nota que o escritor aqui nem é paulista tá?)
Mas uma coisa é fato: não adianta chegar lá e se programar quanto à horário, que não vai funcionar do seu jeito.... Os passeios saem quando eles querem.... Nem precisa se estressar com isso, é melhor entrar no clima.

Rio Triste
Chegando o nosso guia, o Victor, fomos para a Flutuação no Rio Triste com mais um casal matogrossense super simpático. O guia também era muito legal. Fomos todos em um mesmo carro. Neste passeio o guia vai junto com a gente no carro, indicando o caminho desde a pousada. O rio triste ficava a 18Km da pousada e gastamos uns 15min para chegar lá. Chegando lá, fomos equipados e pegamos uma trilha bem pequena. Neste local não tem câmera aquática para alugar, não tem uma estrutura de bar e restaurante como o outro, apenas uma casa onde ficam os equipamentos. Descemos o rio, num percurso de 1200 metros. Nesse vimos mais espécies de peixes que no primeiro, inclusive o Dourado e várias raias de água doce. Sobre as raias devemos tomar cuidado pois uma "rabada" delas pode até matar (aprendemos isso lá, nem sabíamos que a bonitinha raia pudesse fazer algum mal). Uma pena não estar sol, senão o rio ficaria mais azul. Esse passeio, como fomos em 4 pessoas mais o guia, foi bem melhor, pois quando tem muita gente a água fica mais turva pois sempre alguém coloca o pé no chão, levanta a areia do fundo e aí a visão não fica tão legal.

Raia no Rio Triste

Outra Raia

Peixes no Rio Triste

Dourado em meio às Piraputangas

A descida dura aproximadamente uma hora e às 16:30h já estávamos na pousada. Fomos ao supermercado Bonzão, ao lado da pousada e compramos um vinho e uns petiscos para passar a noite. Chegando na pousada e fomos tomar banho (sorte). Assim que saímos do banho a energia foi embora.... Esperamos voltar e nada..... O plano era irmos na lagoa das Araras para ver o pôr do sol, mas como não tinha sol, desistimos e pegamos o voucher para jantar. Fomos novamente no Buritis (é possível pedir voucher de outro restaurante, mas como gostamos do Buritis, fomos lá mesmo). No jantar é o sistema é "a la carte". Como o voucher era de 20 Reais por pessoa (valor do self service no almoço), pedimos uma pizza e duas cervejas e não precisamos pagar a cerveja à parte, pois a pizza grande era R$ 30,00 e a cerveja R$ 4,50. Ainda levamos um trident para inteirar os 40. rsrrsrs.
Voltamos para a pousada e nada de energia...

Pizza no Buritis (muito gostosa)

No dia seguinte, nada de energia ainda.... Começamos a ficar preocupados com a nossa câmera, que ficaria sem bateria em mais um dia inteiro de filmes e fotos.... Fomos então tomar café na pousada.... O café é bem gostoso, com frutas, pães, bolos, frios etc...

Terminado o café, nos encantamos com a Arara azul no quintal da pousada.... Vcs acreditam que ela fala, igual a um papagaio? Não sabíamos disso também..... Quando terminamos a sessão de fotos, dissemos: "tchau arara!" e ela respondeu "tchau".... rsrrsrs.... Inacreditável!

Arara na Pousada Bom Jardim

Olha que linda!

Cachoeira Serra Azul:
Às 8h fomos para a recepção para pegar o voucher do próximo passeio: Cachoeira Serra Azul. Novamente a mesma novela e fomos sair para o passeio às 9h. Nessa atração foram 8 pessoas. Um total de 4 carros. Novamente o guia seria o Victor e ele foi direto com a gente desde a pousada, em um trajeto de 30Km. Chegando no local, fomos equipados (os equipamentos desse local eram muito melhores que os anteriores, colete novinho, excelente. Fomos então para a cachoeira. São 700m de trilha (1,4Km ida e volta). Na ida sobe-se 350 degraus (aproximadamente, pois cada pessoa fala um valor) e na volta desce. Os degraus são irregulares, uns altos outros baixos.... Nosso grupo fez o trajeto de ida em 20min, sem parar para descanso. Chegando na cachoeira, ela é simplesmente linda! 46m de queda, água de um azul maravilhoso!!! E acreditem ou não, tinha muitos peixes na cachoeira! Dava pra fazer flutuação para observá-los. Uma quedinha pequenininha à direita da queda principal sai água quente.... Uma delícia, pois não estava muito quente a temperatura... nem tinha sol. Também é possível entrar debaixo da cachoeira, ou melhor, atrás dela... embora seja um pouco difícil.

Degraus para chegar na cachoeira

Cachoeira Serra Azul

Peixes na Cachoeira Serra Azul
Na saída do local há um viveiro de Araras onde é feito um trabalho de reabilitação destes animais para depois serem devolvidos à natureza. Adoramos ver isso, local de pássaro é na natureza!
Viveiro de Reabilitação

Casal de Araras Azuis

Casal de Araras Vermelhas
Após quase 1h de banho, voltamos para a pousada. Chegamos lá 12h em ponto.

Reino Encantado:
Nossa próxima atração seria o Reino Encantado. Como depois iríamos para a Chapada dos Guimarães e lá iríamos ficar acampados, queríamos sair de Nobres antes das 16h para chegar lá a tempo de montar a barraca ainda com claridade. Conversamos então com o Sr. Isaías que nos deu então o voucher do Reino Encantado com o almoço lá. Ah, nessa hora a luz já tinha voltado! Dessa vez fomos sozinhos novamente pois o guia é do próprio local. Ele fica bem próximo do aquário, a 11Km da pousada. Chegamos lá 12:30h. Fomos então conversar com o responsável que disse ter 3 grupos na nossa frente. Pensamos assim: "vamos almoçar primeiro". O almoço era uma delícia. Comida caseira com doces caseiros.... Tudo muito gostoso!

A bebida não estava incluída. Terminamos o almoço, ficando horas conversando com os nossos novos amigos que estavam fazendo os passeios conosco e nada de começar o passeio. Quando foi 14:30h que fomos para o lugar. Primeiro visitamos a nascente do Rio Salobra, onde não se pode entrar.
Nascente do Rio Salobra

Depois vamos então para as Ressurgências, um local com mais de 600 nascentes, ficamos flutuando alí um tempinho antes de descer o Rio Salobra por 1000m. As ressurgências são lindas! São vários pontos onde a água brota do chão e vai formando o rio....
Peixes nadam tranquilos

Onde a areia parece mexida é na verdade água "brotando" do chão

Novamente uma riqueza e espécies aquáticas enorme.... inclusive uma raia bem pequenininha. O rio não foi tão gostoso como o Rio Triste, pois não tinha tantos peixes e o grupo era muito grande, mais de 10 pessoas

Uma pequena raia dando o ar da graça

.
Rio Salobra

Flutuação pelas límpidas águas do Rio Salobra

Chegamos de volta na pousada já era 16:10h. O Sr. Isaías nos permitiu ficar até esse horário com nossas coisas no quarto e tomarmos banho lá, pois as diárias vencem ao meio dia.
Tudo em ordem, partimos para a chapada às 17:20h.

RESUMO NOBRES:
1) Vale à pena visitar Nobres quando for à Chapada dos Guimarães? Sim. O lugar é lindo e bem diferente de quase todo lugar de turismo no Brasil. É lindo o lugar!
2) O conceito de caro ou barato é relativo, depende do bolso de cada pessoa. Por isso falamos aqui os valores e o que fizemos, daí cada um chega à sua conclusão se é caro ou barato. Uma coisa que achamos ruim é que os valores dos passeios são por pessoa, mas quando vc vai fazer a atividade eles te juntam no grupo e o valor não diminui por ter juntado num grupo de 10 pessoas.
3) Achamos que vale à pena a pousada Bom Jardim, pois facilita e muito a sua vida.... Se vc fosse pegar cada passeio separado e o hotel separado, o valor ficaria quase o mesmo ou talvez até mais caro e seria bem mais complicado pois não teria ninguém te ajudando e vc não saberia onde ficam os lugares, etc.... As atrações Rio Triste e Cachoeira Serra Azul por exemplo, não há nenhuma placa de indicação.
4) A estrutura do lugar para apoio ao turista ainda é ruim, como dissemos, parece que tudo é no improviso, os passeios demoram muito para sair, não é organizado.... Mas no fim tudo dá certo e o lugar compensa tudo.

A nossa viagem deste feriado ainda continua no post Chapada dos Guimarães! Então não percam...sigam o link (http://umamordeviagem.blogspot.com/2013/06/mato-grosso-chapada-dos-guimaraes.html)

Abraços e até a próxima viagem!










4 comentários:

  1. Pretendo fazer exatamente o mesmo passeio que vcs fizeram. O Mato Grosso tem lugares incríveis. Sou carioca e moro em Cuiabá a 5 anos e digo, o que estraga o estado é esse amadorismo que existe em tudo, falta de compromisso com horários, atendentes enrolados, falta de informação, enfim, mas se tiver muuuuuuuuuuuuita paciência vc se diverte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! É verdade, se tiver paciência dá pra se divertir bastante! Mas faça este passeio sim, vale muito à pena! Em Nobres, 2 dias são suficientes, já na chapada, achamos 2 dias pouco....
      Abraço e boa viagem!

      Excluir
  2. Olá Cris, bom dia! Estou querendo fazer este passeio para Nobres e Chapada com meus filhos de 8 anos no carnaval. Você acha que aguentariam? Dá para ficar em Bom Jardim e visitar a Chapada ou teria que ficar em um hotel na chapada? Obrigada. Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Cristina! Boa tarde!
      Vamos lá: em Nobres os seus filhos aguentam com certeza, lá não se faz trilha pra chegar nos lugares, então é tranquilo pra eles. O único lugar que tem uma trilha mais puxada, com degraus é a cachoeira serra azul.
      Enquanto estávamos lá uma mãe teve problema com seu filho porque ele ficou em pânico quando entrou na água e viu os peixes muito perto dele.... ele não quis fazer a flutuação... Já as outras crianças se divertiram com os peixes! Acredito que seja interessante levá-los se eles gostam de água (principalmente nadar) e de animais.
      Com relação à hospedagem, acho melhor ficar hospedada em cada lugar (pegar uma pousada em Nobres e outra na Chapada), pois dá umas 2h de viagem, ou seja, perderia 4h do seu dia em viagem, o que não valeria à pena.
      Já na Chapada, existem mais trilhas, as crianças precisarão caminhar mais. Tem alguns lugares que a trilha é pequena, de 1 a 3Km, mas os lugares mais famosos, como as grutas (aroe jari e azul), o circuito 7 cachoeiras e morro são Jerônimo são trilhas de mais de 10Km ida e volta... mas os lugares são lindíssimos...
      Espero ter ajudado!!!
      Abraços e boa viagem!

      Excluir