terça-feira, 19 de abril de 2011

Pernambuco - Porto de Galinhas

Cavalo Marinho - Coletado pelo Jangadeiro
Visto do Manguezal do Maracaípe
Muro Alto - Cadeiras e mesas dentro do mar para relaxar
Peixes nas piscinas naturais
Piscina Natural com formato do mapa do Brasil (conseguem ver?)
Se você quiser alugar um carro, procure a locadora Foco, em Recife. Contato: www.aluguefoco.com.br ou (81) 8536-2138 / (81) 9112-5588 ou atendimento@aluguefoco.com.br. O preço deles é muito bom e eles são super pontuais (mesmo de madrugada).
Em Porto de Galinhas fechamos o hotel pela CVC, o Maropiara. É bom.
Existem na cidade uns passeios de bugre que eles percorrem todas as praias. É interessante, mas nós particularmente preferimos ir percorrendo por conta, de carro, pois com o bugre você não tem liberdade para ficar o tempo que quiser em cada praia (apesar do motorista do bugre deixar você a vontade, não é a mesma coisa). O que percebemos é que se você estiver em um grupo de 4 ou 5 pessoas, andar de bugre vira uma verdadeira farra.
As piscinas naturais (que só existem durante a maré baixa) são bem legais. Na água represada pelo recife de coral (mesmo de Maragogi) ficam muitos sargentinhos (peixe com listras amarelas e pretas). Porém, diferentemente de Fernando de Noronha, os próprios jangadeiros lhe aconselham a subir no coral de chinelo. A parte superior dos corais parece uma pedra. Já não há mais tanta vida nessas colônias, restando somente uma formação calcária. Os jangadeiros também lhe oferecem ração para dar aos peixes (observação: já em Maragogi não é permitido alimentar os peixes). Se você der bobeira os peixes até machucam sua mão de tantos que vem por causa da ração.
Na praia Pontal de Maracaípe há a sede do Programa Hipocampus (grupo que preserva o cavalo marinho). Nesta praia há um mangue (mangue tipo vermelho) que se junta ao mar. O macho do cavalo marinho, quando está no período de reprodução, sobre o mangue para ter seus filhotes, onde eles podem ficar camuflados em meio as raízes da vegetação local. Neste trecho do rio há jangadeiros que sobem o mangue e pegam os cavalos marinhos com um frasco de vidro para que os turistas possam ver o cavalo marinho mais de perto e tirar fotos (a pele deles é muito delicada, não se pode tocar). O passeio custava R$ 15,00.
Também gostamos muito da praia de Muro Alto (que leva esse nome por causa da forma que o recife de corais tem na maré baixa, assemelhando-se a um muro). Quando a maré está baixa, o trecho de água represada fica super tranquilo. Há alguns carrinhos de coco verde e bebidas em geral que deixam até cadeiras e mesas na água, onde você pode sentar e ficar com a água do mar calminha nas canelas...
Fomos nadando da praia até o recife. É bem tranquilo. Mas se você não quiser nadar, tem caiaques para você alugar ou jangadas que levam você ao recife de Muro Alto.
Como nós fomos a Porto de Galinhas em Abril, pudemos conhecer a encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém. O espetáculo é lindo, mesmo quem não é religioso se emociona... No ano em que estivemos lá, Jesus Cristo era interpretado pelo Thiago Lacerda. Vale a pena ver. A cidade cenográfica de Nova Jerusalém fica a 80 quilômetros de Porto de Galinhas, mas apesar de perto a estrada não ajudava muito, e nem era bem sinalizada. O trajeto passava por Caruaru, e esta cidade (famosa pela feira de Caruaru) estava com obras para todos os lados, o que dificultou um pouco nossa viagem.
O comércio de Porto de Galinhas é bem forte, todas as lembranças possíveis e imagináveis. Todas com decorações em galinhas, é claro.
No centro de Porto de Galinhas há um rodízio de picanha e um de massas (um restaurante em frente ao outro), são bem interessantes. Para quem não aguenta mais comer tanto peixe, são algumas boas opções. Porém não é rodízio como esperávamos, você recebe uma comanda com as opções de pratos. Pede suas opções através desta comanda e quando quiser mais, repete este processo. Não fica passando picanha no espeto ou garçons com massas. No caso da picanha você escolhe os molhos que a acompanham e no caso das massas, você escolhe a massa e o molho (observação: apenas um lembrete, são dois restaurantes diferentes).
Para Porto de Galinhas levem apenas chinelo, não há trilhas ou outros passeios mais radicais.
Se você procura praias bonitas, sossego e também conforto, quiosques e cerveja, Porto de Galinhas é o lugar ideal. Se você é um defensor da natureza, talvez não goste tanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário